Skip to main content

O adaptador para PC do PlayStation VR2 agora é oficial. Poucos dias após uma certificação sul coreana revelar que a Sony estava desenvolvendo o adaptador que adicionaria suporte ao PC para o headset exclusivo, a empresa anunciou oficialmente o conector. O lançamento está marcado para 7 de agosto e ele custará US$ 59,99 nos Estados Unidos. Nenhum preço foi informado para o mercado brasileiro.

Segundo a Sony, o dispositivo será compatível com todos os jogos do Steam VR, incluindo títulos populares como Half-Life: Alyx, Fallout 4 VR, Resident Evil Village, etc. Além do adaptador, os jogadores precisarão de um cabo DisplayPort para jogar títulos da Steam no PC e uma conta na Steam. Você pode conferir os requisitos mínimos do sistema a seguir.

Requisitos mínimos para utilizar o PlayStation VR2 no PC

Sistema operacional Windows 10 de 64 bits/Windows 11 de 64 bits
Processador Intel Core i5-7600 / AMD Ryzen 3 3100 (é necessária a arquitetura Zen 2 ou posterior)
RAM/memória 8 GB ou mais
GPU/placa de vídeo
  • NVIDIA GeForce GTX 1650 ou posterior (é necessária a arquitetura Turing ou posterior)
  • Série NVIDIA RTX
  • AMD Radeon RX 5500XT ou posterior/AMD Radeon RX 6500XT ou posterior

(Para obter o melhor desempenho, recomendamos que você use uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 ou posterior, ou AMD Radeon RX 6600XT ou posterior)

DisplayPort DisplayPort 1.4 (deve ter uma porta de saída DisplayPort ou Mini DisplayPort padrão)
USB Apenas conexão direta
Bluetooth Bluetooth 4.0 ou posterior

A Sony confirmou originalmente o suporte para PC em fevereiro, permitindo que os proprietários do PSVR 2 conectassem o dispositivo a um PC para jogar jogos que não são do PlayStation. Na época, a empresa não divulgou nenhuma data específica, apenas um vago 2024. Esta confirmação veio quase exatamente um ano após o lançamento do headset.

Óculos perderá todos os seus diferenciais

Em um post no blog, a Sony explicou que haverá algumas diferenças cruciais de funcionalidades dependendo se você está jogando no PS5 ou no PC:

“O PS VR2 foi projetado desde o início especificamente para o PS5, portanto, você perceberá que alguns recursos importantes, como HDR, resposta do headset, detecção de movimento dos olhos, gatilhos adaptáveis e resposta tátil (além do ruído), não estão disponíveis ao jogar no PC. No entanto, outros recursos de imersão sensorial e de alta fidelidade do PS VR2 são compatíveis, incluindo visuais 4K (2000 x 2040 por olho), campo de visão de 110 graus, detecção de toque de dedo e exibição transparente, bem como renderização acelerada (sem detecção de movimento dos olhos) e áudio 3D em jogos compatíveis.”

Como podemos ver, o adaptador do PlayStation VR2 desabilitará todos os principais diferenciais do aparelho. Assim, óculos mais baratos como Meta Quest 2 e 3 ou Pico 4 VR continuam sendo escolhas melhores para aqueles que querem aproveitar a realidade virtual em seus PCs ou de forma standalone. Uma pena, pois os diferenciais do PlayStation VR poderiam transformá-lo no melhor óculos com fio do mercado.

Sua empresa quer entrar no mercado de Realidade virtual? Leia nossa postagem sobre como podemos utilizar a realidade virtual no mundo corporativo.

Leave a Reply